Publicações

Pedal Sem Lesões

Data: 02/11/2013

PEDAL SEM LESÕES
Pensando em incluir o ciclismo em sua rotina de treinos? Saiba que, apesar do menor impacto, esse esporte também pode provocar lesões. Veja como preveni-lás
 
Quem está acostumado ao alto impacto dá corrida pode pensar que o ciclismo é uma atividade livre de lesões. No entanto, esse esporte, tão procurado como alternativa para o descanso ativo de corredores, também tem lá os seus riscos se praticado de maneira incorreta, excessiva ou em caso de quedas.
 
Entre as ocorrências mais comuns entre ciclistas, estão a facite plantar, a parestesia peniana, as lesões musculares e a lombalgia. “As dores nas costas são decorrentes da posição mal ajustada do ciclista sobre a bicicleta. Por isso, a escolha e a regulagem correta do equipamento são tão importantes para evitar as lombalgias e, futuramente, as hérnias de disco”, explica o fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC) e proprietário do instituto ITC Vertebral Ribeirão. Um fator que merece atenção especial é o fortalecimento muscular, já que os músculos são os responsáveis por manter a coluna estabilizada, o que garante a postura correta sobre a bicicleta.
 
Outro problema frequente é a tendinite no joelho. “O movimento de pedalar é feito principalmente pelo quadríceps. Uma pedalada com técnica errada ou muita sobrecarga vai exigir demais dessa musculatura e pode causar lesões. O melhor é evitar pedalar em marchas muito pesadas para não sobrecarregar os joelhos, além de realizar aquecimentos antes e alongamentos depois dos exercícios. Também é fundamental escolher um quadro adequado ao tamanho de cada pessoa, observando as regulagens e os ajustes para o corpo”, esclarece Martins.
 
Veja a seguir outras lesões comuns em quem pedala e aprenda a evitá-las:
 
Lesões musculares - ocorrem principalmente no tríceps sural (região posterior da perna) e nos quadríceps, em geral, por overuse (excesso de uso).
Prevenção: alongue-se diariamente. Procure praticar musculação para promover o fortalecimento dos grupos musculares envolvidos no ciclismo. Descanse depois de treinos muito árduos e de competições – o repouso deve fazer parte de seu treinamento.
 
Parestesia peniana - é a dormência e falta de sensibilidade na região entre as pernas, que vai apoiada no selim da bicicleta. Nas mulheres, ocorre a parestesia dos grandes lábios. O nervo, quando submetido a uma compressão por longo período de tempo, passa a ter menor sinal de impulso nervoso, o que leva a perda de sensibilidade temporária. Não há relatos de perda de potência devido ao ciclismo. Cada um deve conhecer o limite de tempo que pode ficar sentado sobre o veículo. Para iniciantes, apenas 20 minutos já podem gerar incômodos.
Prevenção: use bermuda de ciclismo,  com o forro feito de uma espuma de alta densidade, mesmo em aulas de ciclismo indoor. Procure adquirir um selim vazado no centro, o que ajuda a aliviar a pressão nessa região.
 
Facite plantar – é uma inflamação na planta do pé, que leva à sensação de queimação e dor na parte posterior da sola ao tocar o chão. Geralmente, o pior momento da dor acontece durante os primeiros passos pela manhã ou durante o início da corrida. É mais comum pés cavos, pronadores e supinadores excessivos, além de atletas obesos ou de idade mais avançada.
Prevenção: procure usar sapatilhas próprias para ciclismo, faça aquecimento antes de treinar e cuide da flexibilidade de seus músculos e articulações.

Compartilhe nosso site:

Todos os Direitos Reservados a fit & health | by HKL