Atividade Física pós Cirurgia Bariátrica

Atividade Física tem sido relatada em todos os protocolos de emagrecimento. Seja em tratamento clínico ou cirúrgico não se pode ter sucesso consistente em longo prazo sem a implementação de um criterioso plano de atividades físicas.

Especialmente nos casos onde há a intervenção cirúrgica, inadvertidamente o paciente pode imaginar que pela rápida perda de peso nos meses iniciais e limitada capacidade de ingestão de alimentos a questão da “ginástica” pode ser negligenciada. Este comum equívoco infelizmente tem se apresentado com grande frequência, onde o paciente inevitavelmente recupera parte ou até totalmente o peso ora perdido.

Diferente de outrora, quando as cirurgias ainda eram duramente restritivas (grande e permanente redução da capacidade de se alimentar do paciente)  ou malabsortivas (encurtamento do intestino, causando prejuízo a absorção de nutrientes), hoje as cirurgias metabólicas geram um pós operatório menos árduo e em longo prazo sequelas praticamente inexistentes. Comprovadamente estes modelos atuais não são menos eficientes em termos de diminuição do IMC (índice de massa corpórea) quando comparados aos mais antigos, no entanto por não deixarem sequelas definitivas, causarem doenças por desnutrição ou mesmo gerarem disfunções intestinais estes precisam de um profundo entendimento do paciente para integrar a seus novos hábitos um rotina de atividades físicas.

Com o objetivo de perda e manutenção do peso, equilíbrio na composição corporal (porcentagens entre gordura e músculos) e ganho de funcionalidade corpórea, não existe um modelo de prática física que comprovadamente seja mais eficiente do que outros. Cada indivíduo é único em sua composição, limitações, história e objetivos, desta forma não podemos rotular atividades como Pilates, musculação, corrida, hidroginástica, yoga ou natação como sendo melhores ou piores do que outras. Nenhuma delas praticada isoladamente pode ser melhor do que todas elas distribuídas a medida da necessidade e no momento correto para cada aluno.

Não se pode dizer que correr é excelente ou então que seja uma atividade que “machuca demais”. Assim como todas as outras esta prática deve ser administrada com método e no momento em que aluno estiver apto a ela. Quando apresentada desta forma tem se mostrado uma excelente ferramenta de manutenção da boa saúde.

A Equipe Fit & Health, conta com profissionais altamente especializados para equilibrar estas práticas dentro de nossos protocolos de atendimento. O aluno é exposto a cada atividade a medida de sua necessidade e disposição para tal, de forma a alcançar seus objetivos de forma segura.

Neste momento performance não é o mais importante. Não trabalhamos na produção de atletas, buscamos que nossos alunos entendam os princípios de atividade física, conheçam seus corpos (potenciais e limitações) e acima de tudo criem condições para que a atividade física e o esporte possam fazer parte de suas vidas para sempre.

Compartilhe nosso site:

Todos os Direitos Reservados a fit & health | by HKL